quinta-feira, 14 de julho de 2011

Odisséia

- É fácil falar, quem sabe até visualizar, mas por em pratica é bem mais complicado, é realmente difícil.
- Errado, é difícil até mesmo falar sobre deixar a história pessoal de lado pra quem realmente se importa e busca isso, porque? Porque falar sobre algo que não se entende plena e claramente, mas que lhe é importante e difícil, proporciona um  medo de dar uma passo em falso que é tão grande quanto a força necessária para se conseguir.  
-Então tu conheces tudo sobre isso? Me perdoa se parece ironia da minha parte, mas seria a única resposta. 
-Não, eu não conheço praticamente nada, conheço da mesma forma que tu, conheço como qualquer ser humano, mas quer saber o que me faz falar sobre isso? A crença de que falar é um dos passos para que algo se torne real. Falar é o terceiro passo, pensar é o segundo, e o primeiro, o mais difícil, sentir.
-Não faz sentido, não se pode sentir algo sem antes pensar sobre esse algo, ter ideia que ele existe. 
-Claro que não faz sentido, e vou te dizer uma coisa, uma das mais importantes, se tu queres aprender algo, esquece esse sentido plantado em ti por outras pessoas, tu ainda é jovem o suficiente, se resolveres jogá-lo fora agora, não vai doer tanto. Cria o "teu sentido", não acredita nas coisas que os outros querem que tu acredites, mas no que te inspira amor.
-Então eu devo desacreditar em tudo que me ensinaram? Essas coisas fazem parte de mim, não teria como seguir em frente sem tudo que me ensinaram. 
-Não sejas tão oito ou oitenta. Eu não disse que deves esquecer o que te foi ensinado, as pessoas são sábias quando se trata dos problemas alheios, e muitas vezes acertam, mas o que serve pra mim, para a minha visão de vida, talvez não sirva pra tua. Mas antes me deixa voltar aos passos para que algo seja consolidado, posso seguir?
-À vontade. 
- É totalmente possível sentir antes de conhecer, sentir não é saber, mas elevar-se, abrir-se para algo de fora, ou até mesmo de dentro. Entenda, não quero dizer que sente-se tudo com facilidade, que é fácil dominar um sentimento, não é, eles não gostam disso, gostam de ensinar-lhe da forma que acham melhor, e assim o fazem, ainda que tu não queira. 
Quando tu te permite sentir algo, pensa sobre isso, analisa e tenta entender o que significa, ou então deixa de lado, como se não fosse importante. Podes muito bem ignorar um sentimento, torná-lo sem valor, e se assim fizer, ele voltara sem tanta força, sem intensidade e talvez tu o esqueça de vez.  Caso contrário, ele vai voltar e te dar a oportunidade de senti-lo mais preparada, e então falar sobre ele, e isso vai te inspirar a buscá-lo. 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário