quinta-feira, 14 de julho de 2011

Odisséia II

***

- E onde isso se aplica em "esquecer minha historia pessoal"?
-Vamos esclarecer algo, esquecer a tua historia pessoal, não quer dizer esquecer o que tu aprendeu semana passada ou anos atrás, esquecer como se cozinha determinado prato ou até mesmo como foi a dor de perder alguém amado. É permitir deixar o que se acumulou durante anos, é permitir amar o novo como amas o velho, o que te ensina e o que te faz querer sair deste mundo. Se tu te permitires amar um outro homem além do que te acompanha o que vai acontecer?
- O que me acompanha vai querer me deixar, vai achar que não é amado. E sinceramente não acredito que é possível amar duas pessoas da mesma forma. 
-Não te perguntei o que aconteceria se se tu amasse duas pessoas da mesma forma, e era isso que queria te mostrar, as pessoas deduzem as coisas, acreditam que sempre tudo será da mesma forma, e se mudar, a grande chance é de que seja pra pior. Então acreditam ser mais fácil manter-se num escuro que lhe ofusca os olhos, que lhes proporciona alimento quando sentem fome, lhes proporciona calor quando sentem frio, lhe proporcionam respostas dadas a todos com a mesma pergunta, ainda que cada um tenha sua forma de entender, ainda que cada um tenha seus próprios e únicos sentimentos.
Acredite, sei que as pessoas buscam equilíbrio, elas pregam e dizem amar esse equilíbrio, não vou dizer que no fundo querem algo diferente por que não conheço todas, não sei o que se passa em seu espírito, sei apenas o que elas me contam, mas me diz o que há de tão atrativo nesse equilíbrio.
-Não sei, não busco ele, e sabe que não buscar isso muitas vezes me magoa, me machuca, estou exposta a muitas coisas que não precisava sentir ou viver, mas eu as busco, eu as quero pra no fim poder dizer que vivi elas e foram ruins, ou boas, depende do ponto de vista e de como eu as recebi.
- O que atrai é a falta de tanta dor, é a paz que essa ausência proporciona. E isso pode durar por anos, pode te fazer feliz por muito tempo, mas em algum momento vais perceber que muitas coisas ficaram para trás, vais perceber que em algum dos sorrisos já tão comuns no teu dia-a-dia, uma lágrima caiu, e que ela representava as experiências, os amores e desamores deixados de lado, ela representa minutos importantes perdidos, e então a paz da lugar a frustração, ainda que serena, as perguntas nunca antes pronunciadas são postas no lugar da felicidade, e as lágrimas no lugar dos sorrisos. 
-Queres dizer que esse equilíbrio não existe, não é bom e nem duradouro?
- Tuas perguntas se contradizem, repete elas mentalmente e verás, mas vou te responder. Sim, esse equilíbrio existe, sim, ele é bom e pode ser duradouro, ele pode ser alcançado por aqueles que buscam sempre novas experiencias, por aqueles que não se contentam com apenas o fácil o visível, ele pode ser alcançado e usufruído com grande sucesso por cada um. Mas é difícil, ele pode facilmente se transformar em tédio se não souberes usá-lo, ele pode ser confundido por aqueles que não tentam entendê-lo plenamente. E isso assusta-nos, nos afasta dele. Espero que tu entenda que não digo que esse equilíbrio não é bom, não quero te fazer acreditar que ele não trás felicidade verdadeira, ele trás, e acredito fielmente nisso, mas é muito difícil, e a maioria das pessoas buscam ele, acreditando que é o caminho mais fácil, e possivelmente quando perceberem que não era o caminho mais fácil, já terão ido longe demais, terão esquecido como voltar. 
-Acho que entendi.
-Então amanhã tu me conta o que aprendeste, já chega por hoje. 

With freedom comes the peace.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário