domingo, 21 de agosto de 2011

Ao som dos bandolins...


E então percebes que o mundo continua o mesmo. Não foi ele quem mudou perante as circunstancias. Foste tu. Talvez ainda pareça a mesma fisicamente, talvez ainda goste de dormir de bruços, talvez a mesma música ainda te toque como antes, talvez ainda não goste de pimenta, talvez não aprendeste a gostar de bossa nova... Talvez muitas coisas. Ou talvez nenhuma importante. Mas mudaste pra crescer, te abriste porque foi necessário e agora não adianta mais fingir que os golpes que não esperavas não têm importância, que não te causam dor. Eles também são parte importante, apesar de desagradável. Largar tua bagagem, sentar no chão e chorar por não ser mais a mesma de antes não vai te fazer ir adiante. Não sabes o que fazer? Muito bem, sabias no inicio, quando deste o primeiro passo?
O que quero que entendas é que as coisas não vão mudar sem teu esforço e atos. Tuas lágrimas não vão irrigar nada além de mais tristeza. Tuas palavras sem força não vão chegar a ouvido algum. Defender o que amas sem amor, não vai ser a melhor estratégia. Então, podes continuar aí, sentada abraçando teus joelhos, podes humildemente achar cada detalhe dos teus erros, mas isso não vai te dar forças pra levantar. Te arrependeste? Ótimo, agora olha pra frente, se quiseres podes espiar o que ficou lá atrás. Tens todo o direito de sentir saudade e se perguntar por que não foi como quiseste. Mas se voltares vais ficar estagnada de novo, vais sentar para descansar e vais acabar querendo ficar.
Sabes que é forte pra seguir em frente mais leve e livre. Podes fazer isso. Não vou te dizer para ser forte, sejas inteligente, sensível ao que te é mostrado e grata ao que te é dado. Sejas clara quando quiseres, mas não tão exposta, precisas te defender e isso não é fraqueza, é saber ir adiante. A suavidade é bem vinda as vezes, aceita ela. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário